domingo, 20 de junho de 2010

As letrinhas mágicas

Aderir na alfabetização uma proposta de construção de conhecimento e assumir que não existe um método para seguir passo a passo, que não é preciso começar do mais fácil para o mais difícil, que o texto ( leitura ) é base para o trabalho e que cada criança pensa sobre a língua e a reconstrói.Essa mudança de paradigma deixa a nossa intervenção mais ousada. Sabemos que a criança aprende a ler e a escrever se relacionando com textos escrito, lido e assistido, observando e refletindo sobre suas descobertas e avanços. É assim que com aulas diferentes que proporcionamos aos alunos ocorrerá uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Com o vídeo apresentado da TV escola, eles tiveram a oportunidade, de mais uma vez, ter contato com os avanços dos recursos tecnológicos. Usamos em nossa aula a projeção do filme “As letrinhas mágicas” em data show. O filme mostra a história das cinco vogais em encontro com as consoantes onde formam novas palavras. Passam por grandes desafios e conseguem ultrapassa-los. Nesse momento as crianças perceberam que elas também passam por dificuldades para lerem e acreditam que vão superá-los igual às letrinhas da história. Após o vídeo, as crianças fizeram uma reescrita da história com a ajuda da professora.
A aula foi significativa e houve aprendizagem. Planejar as aulas usando esses recursos traz prazer para quem aplica e quem recebe.

@ Ana Karlla @