Participei de uma oficina de matemática onde tive a oportunidade de aprender um jogo de tabuleiro " Cubra 12 ". É um jogo espetacular que veio de encontro com minhas necessidades matemáticas, e
MENU
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Cubra 12
Participei de uma oficina de matemática onde tive a oportunidade de aprender um jogo de tabuleiro " Cubra 12 ". É um jogo espetacular que veio de encontro com minhas necessidades matemáticas, e
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
FOLCLORE
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Trabalhando os componentes do ambiente em que vivemos
O ar, a água, o solo, a luz e o calor do sol, os seres vivos e elementos não-vivos são componentes do ambiente.
Os alunos do 2º ano matutino aprenderam identificar e compreender sobre esses componentes desenvolvendo atividades práticas e experimentos científicos.
Os alunos puderam perceber como é possível a presença do ar em seu ambiente. Ele pode ser encontrado em diversas atividades que o ser humano realiza. Eles fizeram o experimento com o balão para comprovarem a existência do ar no ambiente.
Outro componente importante em nossa vida é a água e os seres vivos dependem dela para viver. A água esta presente em quase todas as atividades que realizamos no dia a dia e a encontramos presente no solo, no ar, nos vegetais, no interior do corpo humano e em outros animais.
Os alunos também fizeram o experimento da bolha de sabão comprovando a mistura da água com o ar.
domingo, 20 de junho de 2010
As letrinhas mágicas
Com o vídeo apresentado da TV escola, eles tiveram a oportunidade, de mais uma vez, ter contato com os avanços dos recursos tecnológicos. Usamos em nossa aula a projeção do filme “As letrinhas mágicas” em data show. O filme mostra a história das cinco vogais em encontro com as consoantes onde formam novas palavras. Passam por grandes desafios e conseguem ultrapassa-los. Nesse momento as crianças perceberam que elas também passam por dificuldades para lerem e acreditam que vão superá-los igual às letrinhas da história. Após o vídeo, as crianças fizeram uma reescrita da história com a ajuda da professora.
A aula foi significativa e houve aprendizagem. Planejar as aulas usando esses recursos traz prazer para quem aplica e quem recebe.
@ Ana Karlla @
segunda-feira, 31 de maio de 2010
terça-feira, 18 de maio de 2010
terça-feira, 4 de maio de 2010
Conhecendo Mapas
Foi de extrema importância planejar usando a Internet como meio de consulta e desenvolvimento de atividades. Os alunos ficaram inseridos a tecnologia e a aprendizagem foi prazerosa e divertida. Dentro de tantos meios tecnológicos nesse planejamento pude usar o computador e a máquina digital.
Esse planejamento é de Geografia onde trabalhei o conteúdo sobre localização e reconhecimento das partes de um mapa.
Foi um planejamento de grande aprendizado, tanto para mim quanto para os alunos, a cada descoberta eu vibrava junto com eles.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
Ao realizar a atividade proposta achei muito interessante o fato de navegar sem medo de errar. Pude realizar uma leitura sem rumo certo, abrindo os links que iam aparecendo sem uma seqüência única, cheia de descobertas, e a vontade que tinha era de aprofundar a cada instante. Fantástico! O trabalho com hipertextos enriquece de forma atrativa a leitura e aprimora a produção textual, pois é através do envolvimento e interatividade que tornamos a aprendizagem significativa. Essa ferramenta está sendo muito utilizada em todas as áreas, entre elas na Educação. É um processo de ação e criação que desencadeia no processo de produção de conhecimento. Quando usada no processo educativo torna o professor um colaborador, um parceiro do aluno nas suas buscas, enquanto que este adquire maior liberdade para se expressar, torna-se mais ativo e o responsável direto pela sua pesquisa e produção, logicamente que sem tirar do professor a sua responsabilidade na orientação, coordenação e forma de instigar a curiosidade do aluno.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
O Anel
"Venho aqui , professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Me dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais? O professor, sem olha-lo, disse: - Sinto muito meu jovem, mas não posso te ajudar, devo primeiro resolver o meu próprio problema. Talvez depois. E fazendo uma pausa falou:
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Páscoa significa renascimento, renascer.