segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cubra 12




Participei de uma oficina de matemática onde tive a oportunidade de aprender um jogo de tabuleiro " Cubra 12 ". É um jogo espetacular que veio de encontro com minhas necessidades matemáticas, e
ele trabalha as 4 operações. Contém um tabuleiro, dois dados, 24 fichas , raciocínio lógico-matemático e se divertir!! Os alunos do 2º ano brincaram e se divertiram pra valer. Veja!

Folclore


















Que coisinhas fofas da tia!!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FOLCLORE

Trabalhar com diversidade e sempre gratificante.Mostrar as crianças as ricas diferenças em nosso meio e uma experiencia maravilhosa, aprendemos muito com essa troca. Trabalhei com os alunos do 2º ano a semana do Folclore onde os mesmos aprenderam um pouco mais sobre a cultura da nossa cidade; lendas,comidas tipicas,personagens, historias...ao final a escola "Brigadeiro Felipe" promoveu a culminancia onde as turmas apresentaram o que foi trabalhado em sala durante a semana.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Trabalhando os componentes do ambiente em que vivemos






O ar, a água, o solo, a luz e o calor do sol, os seres vivos e elementos não-vivos são componentes do ambiente.
Os alunos do 2º ano matutino aprenderam identificar e compreender sobre esses componentes desenvolvendo atividades práticas e experimentos científicos.
Os alunos puderam perceber como é possível a presença do ar em seu ambiente. Ele pode ser encontrado em diversas atividades que o ser humano realiza. Eles fizeram o experimento com o balão para comprovarem a existência do ar no ambiente.
Outro componente importante em nossa vida é a água e os seres vivos dependem dela para viver. A água esta presente em quase todas as atividades que realizamos no dia a dia e a encontramos presente no solo, no ar, nos vegetais, no interior do corpo humano e em outros animais.
Os alunos também fizeram o experimento da bolha de sabão comprovando a mistura da água com o ar.

domingo, 20 de junho de 2010

As letrinhas mágicas

Aderir na alfabetização uma proposta de construção de conhecimento e assumir que não existe um método para seguir passo a passo, que não é preciso começar do mais fácil para o mais difícil, que o texto ( leitura ) é base para o trabalho e que cada criança pensa sobre a língua e a reconstrói.Essa mudança de paradigma deixa a nossa intervenção mais ousada. Sabemos que a criança aprende a ler e a escrever se relacionando com textos escrito, lido e assistido, observando e refletindo sobre suas descobertas e avanços. É assim que com aulas diferentes que proporcionamos aos alunos ocorrerá uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Com o vídeo apresentado da TV escola, eles tiveram a oportunidade, de mais uma vez, ter contato com os avanços dos recursos tecnológicos. Usamos em nossa aula a projeção do filme “As letrinhas mágicas” em data show. O filme mostra a história das cinco vogais em encontro com as consoantes onde formam novas palavras. Passam por grandes desafios e conseguem ultrapassa-los. Nesse momento as crianças perceberam que elas também passam por dificuldades para lerem e acreditam que vão superá-los igual às letrinhas da história. Após o vídeo, as crianças fizeram uma reescrita da história com a ajuda da professora.
A aula foi significativa e houve aprendizagem. Planejar as aulas usando esses recursos traz prazer para quem aplica e quem recebe.

@ Ana Karlla @

terça-feira, 18 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

Conhecendo Mapas
















Conhecendo o mapa do Brasil e localizando o estado e município os alunos puderam identificar e localizarem ao meio em que vive. Puderam perceber também como e dividido o nosso país.
Foi de extrema importância planejar usando a Internet como meio de consulta e desenvolvimento de atividades. Os alunos ficaram inseridos a tecnologia e a aprendizagem foi prazerosa e divertida. Dentro de tantos meios tecnológicos nesse planejamento pude usar o computador e a máquina digital.
Esse planejamento é de Geografia onde trabalhei o conteúdo sobre localização e reconhecimento das partes de um mapa.
Foi um planejamento de grande aprendizado, tanto para mim quanto para os alunos, a cada descoberta eu vibrava junto com eles.

domingo, 18 de abril de 2010

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA


Ao realizar a atividade proposta achei muito interessante o fato de navegar sem medo de errar. Pude realizar uma leitura sem rumo certo, abrindo os links que iam aparecendo sem uma seqüência única, cheia de descobertas, e a vontade que tinha era de aprofundar a cada instante. Fantástico! O trabalho com hipertextos enriquece de forma atrativa a leitura e aprimora a produção textual, pois é através do envolvimento e interatividade que tornamos a aprendizagem significativa. Essa ferramenta está sendo muito utilizada em todas as áreas, entre elas na Educação. É um processo de ação e criação que desencadeia no processo de produção de conhecimento. Quando usada no processo educativo torna o professor um colaborador, um parceiro do aluno nas suas buscas, enquanto que este adquire maior liberdade para se expressar, torna-se mais ativo e o responsável direto pela sua pesquisa e produção, logicamente que sem tirar do professor a sua responsabilidade na orientação, coordenação e forma de instigar a curiosidade do aluno.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Anel


"Venho aqui , professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Me dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais? O professor, sem olha-lo, disse: - Sinto muito meu jovem, mas não posso te ajudar, devo primeiro resolver o meu próprio problema. Talvez depois. E fazendo uma pausa falou:
- Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa te ajudar. C...Claro, professor, gaguejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e deu ao garoto e disse:
- Monte no cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível. O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e assim podendo receber ajuda e conselhos. Entrou na casa e disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
- Importante o que disse meu jovem, contestou sorridente.
- Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda Volte aqui com meu anel. O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
- Diga ao seu professor, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
- 58 MOEDAS DE OURO!!! Exclamou o jovem.
- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas , mas se a venda é urgente... O jovem correu emocionado a casa do professor para contar o que ocorreu.
- Senta. Disse o professor e depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou disse:
- Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor??? E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo.
- Todos somos como esta jóia: Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem."

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mensagem de Páscoa Bonita
Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,porque perderam a fé em um novo recomeçar,pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, estás conosco em nossos corações,porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade,que muitas e muitas vezes esquece disso.Esquecem de ti e do teu sacrificio.
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...Conceda-me a graça de ser menos egoísta,e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!
Para todos os meus amigos uma Feliz Páscoa
e renovação de espírito.
@Kainhaaires@